O que é o RPA?

Como a automação robótica de processos automatiza e agiliza os processos de negócios

Entendendo RPA

Em fábricas e organizações de manufatura, os robôs não são novidade. Há décadas, eles vêm melhorando a produtividade e liberando os funcionários para se concentrarem em outras tarefas mais complexas. Agora, esse mesmo nível de aumento de produtividade está chegando às empresas em que os funcionários realizam negócios de alto volume, suporte de TI e processos de fluxo de trabalho, graças ao RPA.

Usando Ferramentas de RPA como parte de uma estratégia de automação de processos de negócios mais ampla, os “robôs” de software podem ser facilmente configurados para disparar respostas, lidar com dados e se comunicar com outros sistemas digitais. Os exemplos variam desde itens tão simples como gerar uma mensagem de resposta automática até um email que implanta milhares de bots, cada um deles pré-programado para automatizar tarefas de ERP.

 

Dois tipos de RPA: assistida e não assistida

Ao explorar o RPA como uma solução de automação de fluxo de trabalho, é útil considerar as duas categorias diferentes, automação assistida e não assistida, antes de decidir qual é a opção certa para sua organização.

Automação assistida

A automação assistida permite que você se concentre em um trabalho de maior valor em sua organização. Ela faz isso automatizando atividades repetitivas, manuais e de front-office e reproduz ações que você executa em sua área de trabalho ou navegador, como cliques do mouse, gravando e reproduzindo essas ações em tempo real.

Automação não assistida

Em contraste, como o nome sugere, a automação não assistida não exige que alguém esteja diante do computador. Em vez disso, os bots não assistidos fazem o trabalho por si próprios, gravando e reproduzindo ações. Como eles podem usar gatilhos e agendar eventos automatizados, são ideais para acelerar a automação de tarefas de alto volume em sua organização.

Os benefícios da implementação de uma solução de BPA

Depois de entender quais processos podem e não podem ser automatizados e como criar um fluxo de trabalho dinâmico para sua equipe, você pode tirar proveito do que o software de automação de processo empresarial tem a oferecer. Veja aqui os seis principais benefícios que sua organização poderá obter com a automatização dos processos empresariais:

 

Eficiência e produtividade aprimoradas. Ao adicionar uma nova solução de automação que elimina a possibilidade de erros, sua empresa se torna instantaneamente mais ágil e enfrenta menos erros. Removendo os processos manuais trabalhosos e complicados que sua equipe executa diariamente, você elimina tarefas de gargalo e acelera processos empresariais de alto nível entre as unidades de negócios, os membros da equipe e todos em sua organização.

 

Tempo e custo reduzido. A automação ajuda sua empresa a reduzir os custos e aumentar a lucratividade, especialmente entre equipes que executam funções relacionadas aos processos manuais realizados em papel. Como a automatização de processos acelera as operações internas, é fácil economizar tempo e dinheiro nos recursos necessários para concluir esses processos, e você pode realocar os funcionários previamente designados para tarefas manuais para que eles lidem com questões mais importantes.

 

Gerenciamento simples de dados e documentos. Ao usar processos manuais, os funcionários podem perder o controle de comunicações por escrito, planilhas e outros documentos impressos ou trocados entre emails. Além disso, ter que transferir informações ou calcular de uma fonte de dados para a próxima aumenta a possibilidade de erros humanos e o tempo gasto. A automação de processos significa que todos os seus documentos e dados são armazenados em um só local, agilizando o gerenciamento de documentos para simplificar a organização e a recuperação.

 

Visibilidade e transparência. Você não terá que fornecer suporte adicional para sua equipe, pois as soluções de automação ajudam a garantir que as práticas recomendadas sejam seguidas e a governança seja aplicada. Por meio de coleta de dados, relatórios e recursos analíticos, você poderá exibir painéis de dados que oferecem visibilidade e transparência sobre as tarefas atuais de todos, permitindo a tomada de decisões mais informadas.

 

Padronização e conformidade de processos. Os processos de automação têm diretrizes rígidas sobre quem pode fazer alterações ou atualizar documentos, mas os membros de sua equipe nem sempre as seguem. Com a BPA em vigor, você não precisa se preocupar com etapas ignoradas, pois o processo já está integrado ao sistema. Você pode criar uma automação de fluxo de trabalho digital eficiente que garante que as informações certas sejam encaminhadas à pessoa adequada no momento ideal. Isso também significa que as empresas poderão acompanhar quem usa quais dados, por meio de nomes, datas e detalhes de atribuição de registro, sem complicações. A documentação dessas informações também ajuda você a criar trilhas de auditoria e demonstrar conformidade.

 

Maior satisfação dos funcionários e clientes. Adicionar uma solução automatizada ao seu processo permitirá que os funcionários cumpram muitas de suas responsabilidades diárias facilmente sem erros, deixando sua equipe muito mais feliz. A automação oferece um ambiente sem atrito no qual os funcionários podem prosperar. As aprovações de gerentes são mais rápidas, o que significa que os funcionários podem se concentrar em projetos mais importantes que motivam e inovam as decisões de negócios. Como bônus, você também terá clientes mais felizes. Como os clientes receberão dados mais precisos e consistentes, eles ficarão mais satisfeitos com o produto final ou os resultados.

Quando usar o RPA?

Para executar tarefas repetitivas, por exemplo,

RH

Financeiro

Compras

Comercial

Logística

Operações

Medicos

Advogados

Engenheiros

Empresas aéreas

Aeroportos

Viação ônibus

Vamos conversar sobre seu projeto?

Acesse nosso formulário e solicite um orçamento!