RPA EM AEROPORTOS E AÉREAS

O setor de aviação como um todo pode ganhar com a adoção de ferramentas de RPA em áreas como administração aeroportuária, venda de passagens e navegação de aeronaves.

A indústria da aviação está pronta para a automação graças ao fluxo interminável de dados que podem ser transformados em insights acionáveis. Por exemplo, uma única viagem de Boeing 737 de Nova York a Los Angeles gera 20 terabytes de dados a cada hora (consulte a Figura 1). 

Nesse sentido, nosso objetivo neste artigo é explicar como a RPA pode transformar o setor de aviação, destacando seus 8 principais casos de uso da vida real.

Um voo cross country nos EUA gera 20 TB de dados do motor a cada hora.

Figura 1: Um voo cross country nos EUA gera 20 TB de dados do motor a cada hora. Fonte: Forbes

O que é RPA no setor de aviação?

A RPA no setor de aviação está usando bots de software de automação para automatizar o funcionamento de diferentes áreas, como administração de aeroportos, venda de passagens, garantia de qualidade, relacionamento com clientes, navegação de aeronaves, controle de tráfego aéreo e muito mais. 

Quais são os casos de uso de RPA no setor de aviação? 

 

1. Faturamento 

As companhias aéreas fazem parceria com centenas de agências de viagens internacionais para vender passagens aéreas. Assim, a lista de faturas que recebem vem de todo o mundo e em vários formatos. Processar tudo isso manualmente leva tempo, esforço e está sujeito a erros manuais. 

As companhias aéreas podem aproveitar o RPA em suas soluções ERP de processamento de faturas para automatizar o recebimento, a aprovação e o registro das faturas. Além disso, eles podem programar o bot para reformatar os dados se vierem de forma não estruturada ou atípica. 

Estudo de caso: 

Um operador aeroportuário norueguês tinha uma equipe de apenas 80 pessoas e precisava encontrar uma maneira mais eficiente de usar seus escassos recursos humanos do que delegá-los para processar faturas. Ao alavancar as soluções de RPA, eles conseguiram automatizar totalmente o processamento de mais de 100.000 faturas por ano, acelerando o processo em 90%, o equivalente a ter 3 funcionários em tempo integral. 

2. Relacionamento com o cliente

Com voos atrasados, assentos apertados, bagagens perdidas, pratos frios e outros passageiros indisciplinados, não há limite para o número de reclamações que as companhias aéreas recebem. 

Uma criança chutando o encosto do banco do passageiro ao lado.

Fonte da imagem: AARP

Somente em 2020 , as companhias aéreas dos EUA receberam 102.550 reclamações, um aumento de 568% em relação a 2019. Classificar, categorizar e abordar todas essas reclamações, que variam em formato, extensão e grau de importância, é uma tarefa demorada e repetitiva. 

Aumento de 400% no número de reclamações recebidas pelas companhias aéreas entre 2018 e 2020.

Figura 2: Aumento de 400% no número de reclamações recebidas pelas companhias aéreas entre 2018 e 2020. Fonte: Forbes

As companhias aéreas podem aproveitar NLP , OCR e RPA para permitir que os bots leiam as reclamações, avaliem o grau de importância, entendam a categoria em que se enquadram e as enviem automaticamente para o e-mail da equipe de relacionamento com o cliente para o ERP para que tomem medidas. 

Veja como a companhia aérea alemã Lufthansa usa a tecnologia NLP e IA para entender o contexto das reclamações, classificá-las adequadamente e encaminhá-las ao departamento relevante para resolução: 

Estudo de caso: 

O operador aeroportuário norueguês mencionado acima recebia 6.000 reclamações por ano, que precisavam ser tratadas manualmente. Graças ao RPA, eles conseguiram registrar os dados da reclamação, classificá-los, criar um caso para cada um com um ticket e encaminhá-los ao pessoal correto. 

O outro benefício de automatizar o tratamento de reclamações de clientes foi que o operador do aeroporto viu uma redução no número de casos abandonados que antes eram perdidos devido à sobrecarga de funcionários.  

3. Controle de tráfego aéreo 

O controle de tráfego aéreo (ATC) deficiente não apenas causa atrasos e inflama a fúria dos passageiros, mas também induz custos econômicos. The Economist estima que os atrasos e cancelamentos de voos causados pela má gestão do ATC custaram à economia europeia quase US$ 21 bilhões em 2017. O que é mais surpreendente entre tudo isso é que os atrasos causados pelo ATC – agravados em 60% devido à falta de pessoal, 25% devido à condições climáticas e 14% por greves de trabalhadores – foram aproximadamente o dobro dos atrasos causados por outros fatores (ver Figura 3). 

Atrasos de partida causados por ATC superam os atrasos causados por todas as outras causas

Figura 3: Atrasos de partida causados por atrasos em número superior ao ATC sendo causados por todas as outras causas. Fonte: The Economist See More

A automatização dos horários de voo, trocando dados de status em tempo real entre as aeronaves no solo e no céu, ATC, estações meteorológicas, postos de abastecimento, engenheiros de voo e outras partes por meio de RPA e OLDI (intercâmbio de dados on-line) pode reduzir atrasos, tornar horários mais pontuais e reduzir a carga de trabalho da equipe. 

Estudo de caso: 

Em 2015 , o Aeroporto de Heathrow usou a tecnologia ML habilitada com RPA para trocar dados de voo dos aviões em tempo real para calcular automaticamente a distância mais eficiente que os aviões devem manter entre si antes de pousar na pista para: 

  • Primeiro, aumente o número de aviões que podem realmente pousar, 
  • E segundo, minimize a chance de colisões durante circunstâncias invisíveis, como fortes ventos contrários. 
Imagem de um radar de voo.

Fonte da imagem: AR

4. Manutenção de aeronaves 

A manutenção de aeronaves, realizada por engenheiros aeronáuticos, é de extrema importância porque pode:

  • Garantir a vida útil da aeronave, 
  • Manter o seu desempenho, em termos de velocidade, eficiência de combustível e manobras, 
  • Reduza os custos cuidando dos problemas antes que eles aumentem, 
  • Pela culminância dos pontos anteriores, garanta uma experiência de viagem segura e agradável. 

Não entraremos em detalhes sobre como essas verificações de manutenção podem ser automatizadas. Isso não está dentro do escopo deste artigo. Em vez disso, vamos dar um passo atrás e discutir como a criação de uma lista de verificação de manutenção e a comunicação eficaz entre os engenheiros podem garantir que todas as verificações sejam feitas a tempo pelo pessoal apropriado e com o mínimo de desperdício de tempo e recursos (por exemplo, por um engenheiro verificando algo que já havia sido verificado antes por outro colega).

Estudo de caso: 

Uma companhia aérea espanhola econômica teve que ocupar o tempo de 3 engenheiros diariamente para criar pacotes de trabalho para o departamento de manutenção. Verificar uma lista de verificação detalhada todos os dias era repetitivo e, juntamente com a carga de trabalho disponível dos engenheiros, o departamento estava tendo dificuldade em acompanhar.

Ao criar um script detalhado que conectava as informações da aeronave com o software ERP de manutenção, os bots RPA puderam trocar dados em tempo real, criar a lista de verificação apropriada e informar os engenheiros que os preocupavam.

5. Informar os passageiros

Em de julho de 2022, enquanto este artigo está sendo redigido pelo nosso pessoal técnico, já houve mais de 7.000 cancelamentos de voos em todo o mundo. É responsabilidade das agências aéreas ou dos aeroportos informar aos passageiros sobre prováveis atrasos ou cancelamentos.

Mas não é só isso, há outras alterações pontuais que podem atrapalhar o passageiro se não for informado com antecedência, como a alteração do número do portão (que pode alterar o tempo que você precisa caminhar para chegar lá ), mudanças no horário de embarque ou outros fatores.

Por meio de API, RPA e orquestração, os aplicativos inteligentes que gerenciam a execução desses processos podem trocar essas informações entre si, redigir notificações por push ou e-mails e enviá-los aos passageiros a quem esses desenvolvimentos dizem respeito (consulte a Figura 4). 

Uma notificação push automática que informa o viajante sobre uma alteração no número do portão.

Figura 4: Uma notificação push automática informando um passageiro sobre uma alteração no número do portão. Fonte: Clevertap 

O benefício de automatizar essa tarefa é que os robôs RPA garantirão que todos os passageiros sejam atualizados sobre as alterações no status do voo com bastante antecedência. Além disso, o software também pode incluir um motivo para essa alteração (por exemplo, “o número do portão foi alterado porque um jetway (finger) vago não foi encontrado a tempo”) que aumenta a transparência e fornece aos passageiros um motivo sólido. 

6. Agendamento da tripulação 


A programação eficiente da tripulação é um desafio que as companhias aéreas enfrentam há mais de 60 anos. Isso ocorre porque as companhias aéreas devem selecionar e atribuir viagens à tripulação de cabine com base nos contratos de seus funcionários, estipulações sindicais, regulamentos de segurança, data e hora do último voo, disponibilidade, experiência e muito mais. 

A adoção de um software de agendamento automatizado que pode se conectar com sistemas ERP de recursos humanos para extrair as informações de contrato de cada funcionário , cronograma e outras estipulações para selecionar automaticamente os pares de tripulação de cabine mais adequados para o próximo voo com RPA evitará contratempos de agendamento e garantirá a conformidade regulatória. 

7. Check-ins automatizados 

Check-ins automatizados por meio de quiosques são talvez o caso de uso de automação mais tangível em aeroportos com os quais os viajantes estão familiarizados. Mesmo que a equipe humana ainda esteja presente atrás dos balcões para fazer o check-in dos passageiros e fornecer seus cartões de embarque, esses quiosques são alternativas viáveis. 

Graças à tecnologia RPA, assim que o passageiro digitaliza o código de barras do passaporte, o software recupera automaticamente o número, nome e sobrenome do passaporte e os compara com a reserva do voo. Depois disso, o software reserva automaticamente um assento vago no voo e imprime o cartão de embarque, exibindo nele todas as informações relevantes. 

Imagem de uma série de quiosques de check-in automatizados em um aeroporto.

Fonte da imagem: Airlines Airports

8. Venda de passagens

O processo de venda de passagens pode ser automatizado por bots RPA para que os viajantes possam inserir suas informações (por exemplo, nome, informações do passaporte, endereço de e-mail etc.) no site sem a necessidade de interagir com um agente ao vivo por voz ou chat. A solução então emitiria automaticamente um bilhete eletrônico e o enviaria para o e-mail do viajante, com um código escaneável.

O benefício da venda automatizada de passagens é que os representantes de vendas podem gastar seu tempo tratando de questões mais importantes (como reembolsos). O outro benefício é que, por meio da troca eletrônica de dados entre os agentes de vendas e a companhia aérea, nenhum  assento repetido seria vendido a vários passageiros por engano. Ou, por outro lado, se as vendas não atingiram um determinado limite lucrativo, novamente as informações seriam compartilhadas com a companhia aérea para decidir se o voo deve ser cancelado por completo.