Seus ativos

Não estamos falando apenas de saber onde está sua aeronave agora – estamos falando sobre ter acesso a um registro completo e profundo de onde elas estiveram ontem ou meses atrás ou se a equipe de manutenção  conseguiu  ou não  liberar uma aeronave específica para voo, bem como um sistema que  em poucos minutos, pode informar em caso de um acidente, um vetor quadridimensional para localizar o local da queda.

Desde 2006, esta oportunidade não é mais reservada para grandes operadoras com muito dinheiro para queimar. É uma realidade acessível, com potencial para revolucionar o seu negócio.

O rastreamento de vôo em tempo real oferece total visibilidade e controle sobre o seu negócio na aviação, acessível em qualquer lugar. Com sistemas como  Aerosmart, você tem consciência situacional em tempo real graças à  um software de rastreamento que permite que você fique de olho na sua aeronave, seja através de um laptop, tablet ou celular.

Então, como esse software realmente funciona?

A maioria das aeronaves monitora suas posições através de algum tipo de equipamento GPS a bordo. O rastreamento de voo em tempo real envolve a transmissão dessas informações posicionais por meio de um canal de dados da aeronave para um destinatário em terra. Normalmente, esse canal de dados é satélite (que fornece cobertura em qualquer lugar) ou GSM / celular (que requer que você esteja ao alcance de uma torre de celular).
Celular é uma opção de baixo custo – mas foi projetado para fornecer a cobertura e o sinal diminuem com a altitude, por isso é realmente ideal apenas para aplicações de baixa altitude e não remotas. As redes celulares também são suscetíveis a sobrecarga ou perda total de cobertura em situações de emergência civil.
O Sistema Aerosmart é capaz de rastrear tanto rastreadores satélites quanto GSM e até celulares, podendo inclusive ser utilizado por aeroclubes em aeronaves de treinamento, bastando o aluno ou instrutor instalar nosso APP no celular e conectar com a plataforma.
Em resumo! O celular é bom para algo como uma equipe de trabalho em terra, helicópteros que façam voos sobre as cidades e aeroclubes, mas não atende totalmente às necessidades de uma operação robusta de aviação.
Por outro lado, o satélite oferece cobertura confiável, mesmo em locais remotos.
Como essas regiões geralmente não possuem infraestrutura terrestre para GSM, as redes de satélites se tornam as melhores opções pois, além de não serem afetadas por fatores como desastres naturais, tornando-as ideais para rastreamento de baixo custo de ativos de aviação ainda fornecem uma cobertura Global, dependendo da operadora satélite.
Os três principais fornecedores de satélites para produtos de rastreamento de aviação são Globalstar , Inmarsat e Iridium – e a Globalnav trabalha com todos.

aerosmart

O que é o Iridium?

O que é o Iridium e qual é a diferença entre ele e a Inmarsat?

O iridium é uma constelação de baixa órbita terrestre (LEO) composta por 66 satélites que operam aproximadamente a 700 quilômetros acima da superfície da Terra. Existem 11 satélites, cada um em seis planos, distantes 30 graus, fornecendo cobertura de pólo a pólo de maneira que nenhuma outra rede satelital faz. A Cobertura do Iridium é de longe a melhor que existe!

Os satélites Iridium também são reticulados, o que significa que eles fazem ping nos dados para encontrar a rota mais rápida para uma estação terrestre. Isso resulta em uma rede com latência muito baixa; em média, leva apenas 10 a 25 segundos para processar e exibir pontos de posição a partir do momento em que são enviados.

Essa baixa latência combina com o protocolo SBD (Short burst data) da Iridium – que permite que pequenos pacotes de dados sejam transmitidos a baixo custo – criando um sistema ideal para rastreamento de aviação relativamente barato.

 

Agora, vamos falar sobre o Inmarsat.

 

Inmarsat é uma constelação geossíncrona que opera aproximadamente 35.000 quilômetros acima da superfície da Terra. Ao contrário do Iridium, a cobertura da Inmarsat não se estende aos pólos, e os produtos que se conectam à Inmarsat geralmente consomem mais energia para transmitir dados. Como resultado, o hardware necessário para operar o Inmarsat é geralmente muito mais substancial, ou seja “grande” – geralmente links de dados de alta capacidade encontrados em aviões comerciais.

Quais informações essas redes fornecem?

 

Todos os sistemas de rastreamento fornecerão pelo menos uma posição bidimensional e uma informação  de data e hora, e a maioria fornecerá mais detalhes, como latitude e longitude; altitude; velocidade; posição; tipo de ponto (normal, emergência ou outro evento); horário local; e hora UTC. Em geral, esses detalhes são apresentados juntamente com o software de mapeamento e exibidos em um site e / ou dispositivo móvel para tornar o rastreamento simples e direto.

Quais os benefícios

Quais são os benefícios de um sistema de rastreamento de voo?

Quais são os benefícios de um sistema de rastreamento de voo?

Com uma série de benefícios associados que vão muito além da rara situação de perigo, o rastreamento de voo ao vivo é uma das ferramentas mais importantes que um operador de aviação pode ter em seu arsenal. Vamos falar um pouco sobre esses benefícios específicos.

Sistemas como o Aerosmart oferecem tranquilidade tanto para o operador quanto para o piloto, garantindo que, se algo der errado, alguém em terra estará imediatamente ciente e capaz de enviar ajuda na direção certa.

Diminuição de risco em caso de acidente.

 Essa tranquilidade está diretamente relacionada à diminuição de risco em caso de acidente. Caso ocorra uma situação de emergência, o Aerosmart oferece mais do que a capacidade de simplesmente saber onde a aeronave estava quando se acidentou. Se a aeronave perder energia, por exemplo, o botão SOS operado manualmente alertará instantaneamente sua equipe de operações e, por exemplo, se ocorrer um incidente em uma região remota sem cobertura confiável das comunicações, a plataforma Iridium ou Globalstar, muito abrangente e com canais cruzados permitirá que você mantenha um link vital para o cockpit.

Carga de trabalho reduzida

Os sistemas móveis de rastreamento de voo também reduzem as cargas de trabalho no cockpit e no solo, liberando operadores e pilotos de grande parte do trabalho manual tradicionalmente associado ao voo. Por exemplo: rastreamento de voo elimina a necessidade de fazer chamadas de rádio regulares e a necessidade de atender um telefonema via satélite ou chamada de rádio da equipe de terra enquanto você estiver na aproximação final.

Isso permite que o piloto se concentre no que realmente importa: voar e pousar com segurança a aeronave.

Melhor eficiência operacional

Eficiência na aviação significa ganhar o máximo de visibilidade possível sobre suas operações. Como um sistema de rastreamento de voo permite que você fique de olho em onde suas aeronaves estão a cada determinado momento e se comunique com eles em tempo real, podendo resolver sobre quaisquer problemas ou alterações no plano de voo, isso se torna um componente essencial da matriz de eficiência da sua empresa.

Quando você melhora sua eficiência operacional, o que você está realmente fazendo é simplificar todos os aspectos do seu negócio e oferecendo a você a melhor chance de sucesso, minimizando perdas e maximizando a lucratividade  o que nos leva ao próximo ponto.

Maior lucratividade

 Muitos fatores determinam a lucratividade de um negócio, incluindo sua eficiência operacional geral, recursos avançados de segurança e gerenciamento de riscos e a capacidade de re-despachar em voo e em conjunto com o piloto.

Essas capacidades aprimoradas geralmente criam mudanças comportamentais que geralmente resultam em melhor utilização de recursos e custos reduzidos de queima de combustível e manutenção, além de uma vantagem competitiva resultante da qualificação para muitos contratos lucrativos.

Como os sistemas de rastreamento de voo influenciam diretamente esses fatores, é lógico que o potencial deles para aumentar sua lucratividade é alto!

Qual sistema é ideal para você?

Sustentabilidade

Quer melhor utilização de recursos que acabamos de mencionar? Também tem implicações positivas para o planeta.  Ao diminuir a queima de combustível e maximizar sua eficiência (especialmente quando se trata de esforços de busca e salvamento em situações de perigo).

O mercado de rastreamento de aviação compreende uma gama de produtos que variam em termos de custo, funcionalidade e aplicabilidade. O que é certo para você depende inteiramente da infraestrutura de seus negócios e de suas necessidades como operador.

Classificamos esses produtos específicos da aviação em quatro camadas,de acordo com o nível de comunicação que eles oferecem. A Globalnav  opera com todos.

Nível 1

Geralmente classificados como equipamentos portáteis por serem totalmente integrados (ou seja, antenas e receptores internos), esses produtos geralmente são alocados em algum lugar da aeronave – geralmente sob o pára-brisa. A maioria desses produtos de Nível 1 entrega mensagens  de texto bidirecionais.

Esse nível geralmente atende aos requisitos do piloto recreativo e é o equipamento de entrada para a aviação geral e comercial.

Nível 2

Alguns produtos de aviação exigem instalação formal, geralmente relacionada ao nível de conectividade entre o produto e a aeronave. Alguns produtos desta categoria se conectam a sistemas de gerenciamento de motores, barramento de dados ou antena externa. A maioria dos produtos do nível 2.

As aplicações típicas para produtos de Nível 2 incluem aplicações comerciais gerais.

aviação, jatos executivos e alguns operadores de transporte aéreo.

Nível 3

Os produtos de nível 3 são quase sempre instalados  e, como tal, o custo de aquisição, instalação e serviço aumentam significativamente. Esses produtos permitem comunicação de voz bidirecional e monitoramento avançado de dados de voo (FDM).

Nível 4

Os produtos de nível 4 são conhecidos como ACARS, que geralmente já vem instalados na aeronave e ADS-B. A Globalnav não comercializa os equipamentos desse grupo, mas o sistema Aerosmart é 100% compatível com eles, desde o rastreamento até a comunicação.

Iridium
Area de cobertura 95%
Inmarsat
Area de cobertura 70%
Iridium
Custo equipamento
Inmarsat
Custo de equipamento
Redução de custos
0%
Desvios operacionais
0%
Segurança
0%
Marketing
0%